O cabeamento estruturado é uma forma de organizar e padronizar a estrutura de cabos em uma empresa, de modo a alcançar o máximo de produtividade e desempenho. É aproveitar melhor os recursos.
Organiza a estrutura de internet, dados e voz, cuidando, portanto, das telecomunicações e da rede. Desse modo, oferece o suporte para garantir a normalidade das operações.
Nesse sentido, o cabeamento se preocupa com alguns aspectos. Um deles é, sem dúvidas, a estética.
Visa mudar o cenário de uma instalação com cabos mal colocados e confusos, o que gera problemas de manutenção e também pode causar defeitos caso os cabos sejam mexidos ou pisados.
Outra situação ruim: cabos grandes demais que sobram do rack, gerando um aproveitamento ruim do espaço. Esse é o tipo de situação a se evitar com uma estruturação completa dos cabos e fios.
Por outro lado, também é preciso se importar com padronização e obediência a normas técnicas (veremos em detalhes quais são essas normas ao longo do texto).
O ideal é organizar a rede e os equipamentos de acordo com padrões da ABNT e de outros órgãos — métodos que já foram pensados, testados e devidamente avaliados.
A aplicação dessas estratégias, por sua vez, garante maior profissionalismo e certeza de segurança para a empresa.